tag:blogger.com,1999:blog-29596001129773872002024-03-08T05:17:30.952-03:00Não é problema seuBlog dos estudantes de Licenciatura em Matemática da UEPAGrupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.comBlogger19125tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-14152903433393526562010-12-20T17:00:00.001-03:002010-12-20T17:01:33.257-03:00Slide Do Artigo Resolução de ProblemasSlide Artigo Resolução de ProblemasView more presentations from Edy55.Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-54209934400812517782010-12-20T15:46:00.011-03:002010-12-20T23:21:12.280-03:00Resolução de Problemas Matemáticos de Forma Interdisciplinar Abordando o Tema ObesidadeRESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR ABORDANDO O TEMA OBEDIDADEView more documents from Augusto Bello.Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-73036092644670093902010-12-08T15:13:00.002-03:002010-12-08T15:13:57.500-03:00Atividade para a Disciplina de Introduçao ao Ensino da Matemática Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-46582060562067122532010-09-15T13:50:00.001-03:002010-09-15T13:50:50.192-03:00A resolução de problemas : da dimensão tecnica a uma dimensão problematizadoraMaria Aparecida Vilela Mendonça Pinto Coelho - UNICAMP 2005
Esta pesquisa busca compreender as significações produzidas nos diálogos entre professores durante as reuniões pedagógicas da área de Matemática a partir da problematização sobre a Resolução de Problemas como prática pedagógica. A problematização, que se refere ao estabelecimento de relações e conexões entre fatos e idéias,Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-45199889833170879302010-09-15T13:41:00.000-03:002010-09-15T13:41:54.783-03:00Resolução de problemas de tangências por inversões e aplicações à EngenhariaRovilson Mafalda
Escola Plitécnica da Universidade de São Paulo 2007
Neste estudo é proposto um método para resolução de problemas de tangências, especificamente para o décimo caso do problema de Apolônio. Este método é baseado na transformação geométrica inversão e no uso do conceito de feixes de circunferências. Além de permitir a resolução de todas as configurações do problema, ele é Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-81905600203168951112010-09-15T13:21:00.001-03:002010-09-15T13:23:09.990-03:00Aspectos do pensamento matemático na resolução de problemas: um apresentação contextualizada da obra de KrutetskiiGladys Denise Wielewski
Doutorado em educação matemática - PUC-SP 2005
Palavras-Chave: Epistomologia, História da Matemática, Pensamento matemático, Resolução de problemas e representação matemática
Clique aqui para lerGrupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-80801881649065299192010-09-15T13:06:00.000-03:002010-09-15T13:06:31.896-03:00Espaços virtuais e resolução de problemas no ensino da análise Matemática.
Paulo FallenUniversidade Autónoma de Lisboapaulofallen@criatividade.net
A presente investigação aponta para um claro aumento quantitativo nas proporções de estudantes aprovados e uma tendência para o aumento da classificação média dos estudantes na disciplina de Análise Matemática I, através da utilização de uma metodologia de ensino/aprendizagem, assente na existência de aulas presenciais e Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-54545933627724040402010-09-15T12:48:00.000-03:002010-09-15T12:48:11.947-03:00A construção dialética da adição e subtração e a rosolução de problemas aditivosUniversidade estadual de Campinas
Faculdade de educação
Tese de Doutorado
Shiderlene Vieira de Almeida Lopes
Clique aqui para lerGrupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-8053558205109820952010-09-14T22:49:00.000-03:002010-09-14T22:49:35.539-03:00Algoritmo Genético Especializado na Resolução de Problemas com Variáveis Contínuas e Altamente RestritosÉRICO DE OLIVEIRA COSTA ZINI
Este trabalho apresenta uma metodologia composta de duas fases para resolver problemas de otimização com restrições usando uma estratégia multiobjetivo. Na primeira fase, o esforço concentra-se em encontrar, pelo menos, uma solução factível, descartando completamente a função objetivo. Na segunda fase, aborda-se o problema como biobjetivo, onde se busca a otimização Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-37204243243269942782010-09-14T22:29:00.000-03:002010-09-14T22:29:04.878-03:00A Resolução de Problemas Aritiméticos Partindo de Práticas Adaptada às peças do Jogo de DominóHAMILTON OLIVEIRA ALVES
Esta pesquisa investiga a possibilidade de aprendizagem com resolução de problemas aritméticos partindo de práticas adaptadas às peças do jogo de dominó com adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A pesquisa foi desenvolvida, com oito adolescentes institucionalizados de idades entre treze e dezessete anos, de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental, abrigados numaGrupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-22233519167667253932010-09-14T22:10:00.000-03:002010-09-14T22:10:56.012-03:00A resolução de problemas e a identidade da educação matemática em PortugalJosé Manuel Matos, Universidade Nova de Lisboa
Tal como aconteceu noutros países, a proposta da adoção da resolução de problemas como eixo organizador do currículo de matemática desempenhou um papel importante no ideário de renovação do ensino da matemática desde o princípio dos anos 80 do século passado em Portugal. Henrique Guimarães realizou uma extensa revisão dos modos como ele foi tratado Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-70667312333908627652010-09-14T21:37:00.000-03:002010-09-14T21:37:23.762-03:00Ensino de Programação com Ênfase Solução de ProblemasO aprendizado de programação de computadores é um processo complexo de aquisição de habilidades. Duas dificuldades principais se manifestam entre alunos novatos: a falta de envolvimento e motivação; e limitações quanto à capacidade de resolução de problemas. Procurando minimizar tais dificuldades são propostas estratégias de ensino de programação, alicerçadas no construcionismo, teoria proposta Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-68773898428864087662010-09-14T20:45:00.000-03:002010-09-14T20:45:11.406-03:00Tendências em Educação Matemática em um Curso de Extensão UniversitáriaAnalucia C. P. de Souza, Ms. Mariângela PereiraDepto de Matemática, FAER,15400-000, Olímpia, SPE-mail: aluciacastro@yahoo.com.br, benetoli@zipmail.com.br
Introdução
O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento e os resultados de um Curso de Extensão Universitária sobre Tendências em Educação Matemática, ministrado a alunos/futuros professores do Curso de Licenciatura em Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-33572120039746957222010-09-11T21:47:00.001-03:002010-09-11T21:47:00.300-03:00Algumas Reflexões sobre a resolução de problemas
Ubiratan D’Ambrosioubi@usp.br
O objetivo dessas reflexões é entender• O QUE SIGNIFICA UM PROBLEMA?;• O QUE SIGNIFICA RESOLVER UMPROBLEMA?;• E POR QUE RESOLVER PROBLEMAS?
Como uma definição:PROBLEMA é uma situação, real ou abstrata, ainda não resolvida, em qualquer campo de conhecimento e de ação.
RESOLVER UM PROBLEMA é superar um desafio específico. A superação do desafio se dá no momento Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-484628536179966302010-09-11T20:45:00.000-03:002010-09-11T20:45:13.609-03:00A Resolução de problemas nas séries iniciais,construindo uma metodologia.Elizabeth Katz, Colégio Bialik, bethkatz@terra.com.brMagali Gongora Goçalo, Colégio Luiz Blanco, magaligongora@bol.com.brMarília Costa Basile, Escola de Aplicação da FE-USP, mcbasile@usp.brRuth Ribas Itacarambi – CAEM/USP, acarambi@usp.br
IntroduçãoA resolução de problemas já há alguns anos, tem sido uma das linhas de investigação na didática da Matemática. Este fato se deve tanto à Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-32742125342398397102010-09-11T20:24:00.000-03:002010-09-11T20:24:33.407-03:00Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução.A idéia de problema matemático
“O que para alguns é um problema para outros é um exercícioe para alguns outros uma distração”. (Ditado popular)
A importância dos problemas para a Matemática nos contextos de ciência e disciplinaescolar
Um matemático, ao descrever o seu trabalho, certamente não deixará de pronunciar duas palavras presentes no seu dia a dia: problema e prova.
O problema é o meio Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-61151974543799661592010-09-11T19:31:00.001-03:002010-09-11T19:33:55.860-03:00Habilidades Técnicas Vs. Habilidades EstruturantesALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.181-205, jul. 2009 ISSN 1982-5153
Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resoluçãode Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante doPensamento FísicoRICARDO AVELAR SOTOMAIOR KARAM¹ e MAURÍCIO PIETROCOLA²
1Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia de Santa Catarina Departamento 2Academico de Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-19448280619146052192010-09-11T19:02:00.001-03:002010-09-11T19:07:33.785-03:00Aprender a ler problemas em matemática
Kátia Stocco Smole é doutora em Educação pela FEUSP, na área de ensino de matemática. Maria Ignez Diniz é professora doutora do IME/USP e da FEUSP.
Ambas coordenam o grupo de formação e pesquisa Mathema, de São Paulo.
É freqüente os professores acreditarem que as dificuldades apresentadas por seus alunos em ler e interpretar um problema ou exercício de matemática, estejam associadas a pouca Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2959600112977387200.post-60819644447304192062010-08-31T13:54:00.001-03:002010-08-31T14:17:41.141-03:00Um estudo de um modelo para solução de problemas matemáticos (artigo)
Solução de problemas na Matemática:Um estudo de um modelo para solução de problemas matemáticosMaria Aparecida ToledoUNIMESP - Centro Universitário Metropolitano de São PauloNovembro/2006Sinopse: Este artigo trata sobre a resolução de problemas, onde é destacada adiferença entre problemas e exercícios, tipos de problemas e diferentes áreas ondepode se aplicar a utilização de problemas. Descreve Grupo 3http://www.blogger.com/profile/02668219164519706442noreply@blogger.com0