Paulo Fallen
Universidade Autónoma de Lisboa
paulofallen@criatividade.net
A presente investigação aponta para um claro aumento quantitativo nas proporções de estudantes aprovados e uma tendência para o aumento da classificação média dos estudantes na disciplina de Análise Matemática I, através da utilização de uma metodologia de ensino/aprendizagem, assente na existência de aulas presenciais e aulas virtuais implementando estratégias de resolução de problemas, utilizando as tecnologias de informação e comunicação desenvolvendo atividades individuais e em grupo, discussão em torno dos temas em estudo e na disponibilização de instrumentos de auto-avaliação. Esta metodologia foi aplicada aos alunos do primeiro ano dos cursos do Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade Autônoma de Lisboa no ano letivo de 2005/06. O estudo assenta num desenho quase-experimental, analisando separadamente os estudantes calouros e os estudantes que repetem a disciplina. A resolução de problemas e o desenvolvimento de trabalho autônomo e em grupo revelaram-se instrumentos importantes para o desempenho dos estudantes, enquanto que nada se pode concluir sobre a contribuição das discussões em fórum para este desempenho. O inquérito aos estudantes revela o seu agrado com esta metodologia que os motivou para o estudo da disciplina, referenciando as aulas práticas como sendo um aspecto decisivo para o seu desempenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário