Exemplos de Problemas Matemáticos

Blibliotecas Online (fontes)


Resolução de Problemas No Mundo

 

O campo das estruturas aditivas


Diversos autores têm analisado os tipos de problemas de adição e subtração (Carpenter; Moser, 1982; Rilley, Greeno; Heller, 1982; Fenemma; Carpenter, 1991). Segundo eles, existem quatro classes de problemas:

1. Problemas que envolvem mudança, transformação - implicam uma ação direta que causa um aumento ou decréscimo dessa quantidade. Exemplos: João tinha 8 carrinhos. Ganhou mais 6 de sua mãe. Quantos carrinhos João tem agora? Ou: João tinha 8 carrinhos. Quebraram-se 6 carrinhos. Quantos carrinhos João tem agora?

2. Problemas que envolvem combinação - implicam relações estáticas entre uma quantidade e suas partes. Exemplos: Numa partida de voleibol estão jogando 8 meninos e 6 meninas. Quantas crianças estão jogando vôlei? Ou: Numa partida de voleibol estão jogando 14 crianças. 8 são meninos. Quantas meninas estão jogando?

3. Problemas que envolvem comparação - implicam a comparação entre duas quantidades.
Exemplos: Pedro tem 8 carrinhos e João tem 6 carrinhos. Quantos carrinhos Pedro tem a mais do que João? Ou: João tem 6 carrinhos, ele tem 2 a me nos do que Pedro. Quantos carrinhos Pedro tem?

4. Problemas que envolvem igualização - implicam a mudança de uma das quantidades para que uma comparação (uma igualdade) seja estabelecida. Exemplos: Maria tem 8 botões vermelhos e 6 azuis. Quantos botões azuis ela precisa comprar para que fique com a mesma quantidade de botões vermelhos? Ou: Maria tem 8 botões vermelhos. Se ela perder 2 ficará com a mesma quantidade de botões azuis e vermelhos. Quantos botões azuis ela tem?

Vale ressaltar que, em todas as classes de problemas, poderá haver variações em função do lugar que a incógnita ocupa. Tais variações são importantes, pois, para a
criança pequena, cada uma destas mudanças gera um problema diferente, podendo envolver, por sua vez, estratégias distintas de solução.


(retirado de "O livro didático na educação infantil : reflexão versus
repetição na resolução de problemas matemáticos" - Ana Carolina Brandão & Ana Coelho V. Selva)