Exemplos de Problemas Matemáticos

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Resolução de Problemas No Mundo

 

A resolução de problemas e a identidade da educação matemática em Portugal

terça-feira, 14 de setembro de 2010

José Manuel Matos, Universidade Nova de Lisboa

Tal como aconteceu noutros países, a proposta da adoção da resolução de problemas como eixo organizador do currículo de matemática desempenhou um papel importante no ideário de renovação do ensino da matemática desde o princípio dos anos 80 do século passado em Portugal. Henrique Guimarães realizou uma extensa revisão dos modos como ele foi tratado em tempos recentes em Portugal (2005a), revelando os primeiros usos ainda durante os anos 40 e mostrando a sua permanência até à atualidade. O presente texto centra-se especialmente nos anos 80 e procura aprofundar a relação entre o ideário da resolução de problemas e a construção identitária da comunidade dos educadores matemáticos.

Para compreender as mudanças no âmbito educativo, incluindo no domínio curricular, é fundamental conhecer o contexto sócio-económico e por aí começarei. Portugal foi dos países que, no espaço europeu, mais alterações económicas, sociais e culturais experimentou desde o período posterior à Segunda Guerra Mundial, consequência de um maior peso da indústria, com o consequente crescimento das cidades.

Acompanhando este movimento, um sector do regime — os desenvolvimentistas — traça um programa que incluía uma abertura económica externa. Assim, em 1960, Portugal é membro fundador da EFTA, uma instituição visando a integração económica europeia, e, também em 1960, torna-se membro de diversas instituições internacionais, como por exemplo a Organização Europeia de Cooperação Económica. Internamente, tomam-se medidas económicas viradas para o incremento da produção industrial (entre outras, os Planos de Fomento que se iniciam em 1953) (Rosas, 1994).


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