Exemplos de Problemas Matemáticos

Blibliotecas Online (fontes)


Resolução de Problemas No Mundo

 

Tendências em Educação Matemática em um Curso de Extensão Universitária

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Analucia C. P. de Souza, Ms. Mariângela Pereira
Depto de Matemática, FAER,
15400-000, Olímpia, SP
E-mail: aluciacastro@yahoo.com.br, benetoli@zipmail.com.br 



Introdução

O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento e os resultados de um Curso de Extensão Universitária sobre Tendências em Educação Matemática, ministrado a alunos/futuros professores do Curso de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia da Faculdade Ernesto Riscali (FAER-Olímpia) e a professores das redes Estadual e municipal de Ensino. O curso teve duração de 32 horas e foi ministrado aos sábados de 19 de março à 07 de maio de 2005, cujos objetivos eram os de: capacitar os participantes para adquirir referencial teórico-metodológico na área de Educação Matemática, propiciar aos participantes condições para que refletissem e aprimorassem a prática profissional discutindo os temas: Etnomatemática, Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas, Modelagem Matemática e Tecnologia, apresentar caminhos diferentes de trabalho em sala de aula contribuindo para prática docente, dar condições para que os futuros e atuais professores soubessem lidar com as dificuldades de uma sala de aula e propor modelos de atividades matemáticas onde ocorresse a participação ativa do aluno/professor. Ele foi dividido em seis módulos onde foram apresentados: Introdução à Educação Matemática, que descrevia o curso de maneira geral, e os outros módulos tratavam das Tendências em Educação Matemática que seriam trabalhadas: Modelagem Matemática, Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas, Etnomatemática, História da Matemática e Tecnologia. Cada módulo foi dividido em duas etapas: na primeira etapa era feita uma abordagem teórica e na segunda etapa, procurou-se fazer uma parte prática, onde os alunos/professores e futuros professores vivenciavam a aplicação de cada tendência. No final do curso, foi pedido um relatório, onde os alunos descreveram cada um dos módulos e deram suas opiniões e sugestões. Durante as aulas foram utilizados, como recurso metodológico, o data show, vídeo, lousa e laboratório de informática. Nos módulos, foi utilizada a metodologia expositivo-dialogada e desenvolvidos trabalhos em pequenos grupos de alunos/futuros professores. A seguir, é apresentado o desenvolvimento do curso.

Artigo completo: Clique pra ler

Nenhum comentário:

Postar um comentário